vendredi 26 décembre 2008

"A flor sempre nasce na axila de uma bráctea e, quando completa, conta de um pedúnculo que se prende ao caule por uma de suas pontas, transportando, na outra, os demais elementos que a constituem: cálice, corola, estames e pistilo.

(...)

os diversos elementos florais da magnólia dispõem-se de maneira helicoidal, em torno do eixo da flor. Flores como essa têm o nome de acíclicas. Em certas plantas encontra-se um tipo de transição, no qual o cálice e algumas pétalas são cíclicas, mas as demais pétalas e os estames dispõem-se helicoidalmente. Um exemplo disso encontra-se nas flores Victoria regia e demais Ninfeáceas."



eu juro que é uma das melhores coisas que li ultimamente. tão simples, tão objetivo, tão puro e verde, cheio de palavras bonitas que nem chego perto de compreender, como na figura 137, onde é mostrado o gineceu apocárpico de acônito. nenhuma pretensão verdadeiramente artística, nenhuma poluição mental, nenhuma vontade de mudar o mundo, nenhuma ideologia babaca escrita em neon nas entrelinhas.
é possível respirar, com um livro de botânica. é quase como abrir as janelas.

Aucun commentaire:

Archives du blog